quinta-feira, 13 de outubro de 2022

O VARADOURO 1982

 


O VARADOURO

“Seis horas da manhã do dia três de fevereiro de mil novecentos e oitenta e dois. Paranaguá. Soa o apito e a barca Guarujá parte para mais uma rotineira viagem pelo Varadouro até Cananéia. Lá estávamos nós e mais algumas dezenas de pessoas, entre tripulação, penetras, turistas e, na maioria, moradores das regiões ribeirinhas que usam a barca como único meio de transporte.

Aproveitei a viagem para documentar fotograficamente alguns aspectos que achei interessante, que me chamaram atenção. Em cada parada o novo se fazia presente: clic. O passatempo na barca: clic. Uns dormindo, outros jogando: clic. Seu João Xavier o mestre-arrais, o cozinheiro: clic. Guaraqueçaba, Itibicanga, Canubal, Vila Fátima, Varadouro, Ariri, Ararapira, Marujá: clic, clic...clic. Uma viagem deslumbrante, onde procurei documentar o mundo dos detalhes no interior da barca, como também a força da natureza por onde deslisava. E sem perceber, após dez horas de viagem estávamos finalmente chegando em Cananéia.

Nesta exposição, espero mostrar um pouco da vida do Varadouro. Um pouco da barca Guarujá. Que navega pelo Varadouro. Um pouco dos seus necessitados passageiros. E da marginalizada população que atravessa o mangue de calças arregaçadas com o sapato na mão para pegar a barca e ir até a cidade. Um pouco do sonho dos nossos primeiros povoadores. Um pouco da nossa terra. Um pouco de tudo.”

Eduardo Nascimento / março de 1982

(texto do catálogo da exposição de fotografias Varadouro, realizada na Casa Romário Martins da Fundação Cultural de Curitiba no período de 15 de abril a 08 de maio de 1982)




...o Varadouro é comunicação obrigatória para as populações ribeirinhas marginais ao canal e às baías que compõem o grande alagado de Paranaguá e sua totalidade. Região pouco conhecida por paranaenses e paulistas, ela merecia atenção governamental que produzisse possibilidade de conforto e melhora, ordem, saúde, desenvolvimento e progresso.

David Carneiro / março de 1982

(parte do texto extraído do catálogo da exposição)











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é participar de alguma maneira das idéias expostas. Comente com responsabilidade, obrigado.