domingo, 18 de abril de 2010

Curso de fotografia digital 06

OLHAR FOTOGRÁFICO ©Eduardo Nascimento
Olhar técnico Digital CCD sensor sensibilidade

Placa CCD
É a capacidade de luz que um sensor pode captar, medida em ISO – quanto maior o valor, menos luz o sensor precisa. As câmaras atuais trabalham com ajuste automático, ISO 100 (luz natural abundante), ISO 200 (dias nublado) e ISO 400 (para ambientes com pouca iluminação).
No menu da câmera é possível ajustar a sensibilidade conforme a necessidade do ambiente.
É importante lembrar que o aumento da sensibilidade interfere no tamanho do pixel. Quanto maior a sensibilidade ISO 1600, maior o tamanho do pixel e menor a qualidade/definição da imagem e vice-e-versa.

Arquivos
Em torno de 90% das câmeras digitais gravam as imagens em formato JEPG, que compactam o arquivo para caber mais informação no cartão memória. Também gravam em arquivos TIF, que preserva a qualidade da imagem sem comprimir. Imagens para trafegar na internet é aconselhável gravar em JEPG, e para impressão em TIF. O ajuste deverá ser feito no menu da câmera.

Zoom ótico/Zoom digital

O efeito zoom está ligado diretamente a objetiva da câmera. O zoom ótico e o Zoom digital são ferramentas utilizadas para trazer os objetos fotografados para mais perto de você. Uma zoom 2x produz o efeito de duplicar o tamanho do objeto. 5x, quintuplica o tamanho do objeto...E assim por diante. Uma zoom 10x tendo como base uma objetiva de 28mm, multiplica e chega em uma teleobjetiva de 300mm. As objetivas conhecidas como zoom são mais práticas e de custo menor, mas perde em qualidade.
Zoom digital é uma ferramenta utilizada por pequenas máquinas que aumenta a imagem por meio da ampliação feita por um programa (uso não aconselhável).



Monitor

É um display de cristal líquido que tem como função principal rever as imagens registradas pelo sensor CCD e para abrir o menu de configuração e regulagem. Nas câmeras mais simples também é utilizado como visor para enquadramento.
O monitor tem como ponto negativo o grande consumo de energia.



Monitor câmera compacta

Menu


Visor
Enfim a parte mais importante da máquina fotográfica, o visor, o olho da máquina...você.


Mas esse é o assunto para a próxima aula.
Boas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é participar de alguma maneira das idéias expostas. Comente com responsabilidade, obrigado.