terça-feira, 23 de março de 2010

Curso de fotografia digital 05

OLHAR FOTOGRÁFICO ©Eduardo Nascimento

OLHAR TÉCNICO

Disparador
O botão do clic responsável pelo momento do fotógrafo e da fotografia.
Alguns disparadores tem as funções, no primeiro momento, de focar o plano escolhido (telêmetro) e a luz (fotômetro).

Visor
Tem a função de enquadrar a imagem a ser fotografada e acompanhar as leituras do menu das máquinas. É o mais importante instrumento para a criação da imagem e do olhar fotográfico que deve obedecer a certos princípios.

OLHAR TÉCNICO DIGITAL
Ferramentas responsáveis pela formação da imagem digital

01 - botão de disparo, 02 - conexão flash, 03 - redutor de olhos vermelhos, 04 - lente do visor , 05 - CCD sensor, 06 - cartão memória, 07- baterias, 08 - visor, 09 - monitor, 10 - objetiva
Botão de disparo e modos

Possuem uma série de programas que calibram a máquina para fotografar, objetos próximos, paisagem, à noite, esportes...Esses programas ajustam a abertura do diafragma e o tempo de exposição de acordo com as circunstâncias.
Também são possíveis ajustes manuais M, priorizando o diafragma A, priorizando o obturador S, automático AUTO...

CCD sensor
Dispositivo responsável pela captura da imagem (CCD-Charge-Couplet Device), substituiu o filme da fotografia tradicional.
Sua estrutura é composta por milhares de pontos elétricos chamados PIXEL. Quanto maior o número de PIXEL em um CCD maior a captação de detalhes. A medida de uma imagem em PIXEL é conhecida pela RESOLUÇÃO. Que nada mais é que “a quantidade de informação que uma máquina consegue gravar” Megapixel.

Resolução
A resolução é medida pela quantidade de pixels que há na área da imagem. Logo, sua unidade de medida é o "ppi", que significa "pixels per inch" ou pixels por polegada. A nomenclatura "dpi" - "dots per inches" é utilizada pela indústria gráfica e se relaciona com a quantidade de pontos necessários ´para uma impressão de qualidade, por isso, em termos fotográficos digitais deve-se utilizar a nomenclatura "ppi", que traduz a quantidade de pixels por linha do sensor ou da ampliação da fotografia.

White Balance
Equilíbrio de branco, é um recurso que permite à câmera efetuar ajustes da cor captada no CCD dependendo das condições de iluminação. Os modos comumente oferecidos são:
Automático
A câmera seleciona, automaticamente, o melhor white balance dependendo da iluminação do ambiente. Em situações de iluminação artificial, as cores do registro podem não corresponder à realidade.
Sol
Adequado para fotografar com iluminação natural externa (luz do sol): praia, montanha, etc.
Nublado
Adequado para fotografar com iluminação natural externa em dias nublados, quando a luz do sol não chega diretamente ao sujeito.
Tungstênio
Adequado para fotografar com iluminação artificial, com lâmpadas de Tungstênio
Fluorescente
Adequado para fotografar com iluminação artificial, com lâmpadas fluorescentes.

Até o próximo capítulo. Boas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é participar de alguma maneira das idéias expostas. Comente com responsabilidade, obrigado.