segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Curso de fotografia digital 02

Olhar Fotográfico ©
Pequeno histórico

1827 - o francês Joseph Nicéphore NIÈPCE, fixa a primeira imagem captada por uma câmara escura, considerada a primeira fotografia. Uma placa de metal encoberta com betume e exposta por 8 horas.
Primeira foto (Nièpce)

1839 - Louis Jacques Mandé DAGUERRE (França), registra junto a Academia de Ciências de Paris a sua descoberta, o Daguerreótipo.

1884 - George EASTMANN, inventa o filme de rolo de 24 posses.

1888 - EASTMANN lança a Kodak, uma câmara portátil com filme de rolo . “você aperta o botão e nós fazemos o resto”, assim nasceu a moderna fotografia.

1935 - fabricação do filme kodachrome (slides cor) em 16 e 35 mm.

1949 - Land POLAROID inventa a fotografia instantânea.

1981 - início da fotografia digital como produto de consumo. a Sony anunciaria sua primeira Mavica, com preço estimado em US$ 12 mil. o protótipo, de 0,3 megapixels, armazenava até 50 fotos coloridas nos inovadores Mavipaks, disquetes de 2 polegadas.

Olhar técnico A máquina fotográfica

Basicamente uma máquina fotográfica divide-se em duas partes: corpo e objetiva. As objetivas poderão ser fixas e cambiáveis.

As máquinas mais simples têm objetiva fixa e separada do visor, e são conhecidas como máquinas não reflex.
As máquinas reflex - as mais profissionais - têm um visor acoplado a objetiva por um sistema de espelhos, proporcionando um enquadramento semelhante a imagem captada. já as máquinas não reflex o enquadramento visto através do visor é um pouco diferente da imagem registrada. Esta diferença é conhecida como erro de paralaxe.

Instrumentos comuns
• telêmetro • objetiva • diafragma • obturador • fotômetro • disparador • visor
Até a próxima semana...

Um comentário:

  1. ola acheimuito interessante a imagem que é uma pintura de canoa vouusar de inspiração para o meu restaurante .... Restaurante Velho marinheiro no balneario de canoas se o senhor puder me ligar tenho umas ideias e nada melhor que um artista para me auxiliar abraço e aguardo resposta 84324711
    att,
    Guilherme

    ResponderExcluir

Comentar é participar de alguma maneira das idéias expostas. Comente com responsabilidade, obrigado.