quinta-feira, 6 de maio de 2010

Curso de fotografia digital 07

OLHAR FOTOGRÁFICO ©Eduardo Nascimento

Olhar técnico visor
Olhar estético enquadramento
Composição

• Compor é organizar harmoniosamente ou não um espaço. O visor da máquina fotográfica é o espaço em que iremos organizar os objetos visíveis para que possamos dar sentidos fotográficos as nossas idéias e tornar fotografia às coisas que nos rodeiam.
• Para se obter uma boa composição fotográfica é necessário, inicialmente tomarmos determinadas atitudes, quanto ao tema a ser fotografado e também quanto as colocações dos objetos/figuras.

• Inicialmente o visor nada mais é que um espaço a ser preenchido. Algumas regras são utilizadas para balizar a nossa visão, entre elas a regra dos terços, 1/3. Também conhecida como segmento áureo ou ponto de ouro. Basicamente consiste na utilização de um retângulo dividido em três partes, quer na horizontal e na vertical. O encontro de suas linhas determina áreas de equilíbrio espacial.

• Visualizando o ponto
Pontos de Ouro

• Para se obter uma composição em harmonia e priorizar o espaço, é importante a colocação do ponto/objeto nos locais de equilíbrio, nos pontos de ouro. Assim podemos considerar que temos um espaço com um ponto.

• Ao centralizar o ponto, toda a atenção do olhar estará sendo atraída pelo ponto, tornando-o elemento prioritário. Assim sendo, conceitualmente podemos considerar que não mais teremos um espaço com um ponto e sim um ponto no espaço.

Ponto Centralizado

• Como inicialmente podemos trabalhar com pontos, independentemente de sua forma ou tamanho, também a sintaxe da linguagem do olhar, nos possibilita outras organizações, com formas, linhas, cores, texturas, etc...Etc...Etc.

• Podemos compor com pontos e linhas, de tamanhos diversos e cores das mais variadas, e assim mesmo obter um resultado bem harmonioso.
Pontos e Linhas

As formas, linhas e cores, nada mais são do que a síntese geométrica de um objeto, de uma figura, ou de uma paisagem fotográfica.

• Quando entendemos a organização espacial, podemos com mais facilidade trabalhar melhor os nossos enquadramentos, quase sempre em sintonia com o assunto ou tema escolhido para a nossa fotografia.

Paisagem com pessoas
• Se, por exemplo, o nosso tema for paisagem é importante saber compor com os seus elementos: linha do horizonte, montanhas, casas, lagos, árvores, pessoas...Etc...Etc.Etc. Quando o assunto for mais seletivo, por exemplo: figura humana, é bom tomar como principio um enquadramento mais centralizado, dando ênfase ao assunto.
• Gostaríamos de salientar, que este método, é apenas um caminho inicial para o exercício do estudo da composição, com a prática do olhar e o desenvolvimento da sensibilidade para as formas luminosas, vamos lentamente criando a nossa própria maneira de organizar os nossos objetos fotográficos.
• Não vamos ser rígidos demais, mas é preciso um método quando queremos iniciar uma aprendizagem.

Forma e Movimento

Quando os olhos defrontam-se com formas em posições diferentes, percorrem todo um espaço para chegar a forma/objeto escolhido como prioritário.


Paisagem com menino

Equilíbrio

• Outros elementos também colaboram na constituição de uma fotografia, tais como: equilíbrio, textura, cor e perspectiva.


Equilíbrio com formas e pesos diferentes

• O equilíbrio é a relação que as formas tem com o espaço e entre si. Toda forma contém massa física/visual, peso, devido a sua estrutura e conteúdo, sua textura...Cor...Etc.
• A ordem organizacional das formas pode obedecer dois princípios: o simétrico e assimétrico. Simétrico quando o espaço é dividido por um eixo central e composto com elementos similares, já o assimétrico libera para uma estrutura mais livre, com objetos de forma e natureza diversa.

Boas Fotos e até a próxima.

Um comentário:

Comentar é participar de alguma maneira das idéias expostas. Comente com responsabilidade, obrigado.